"Procuramos desenvolver uma edificação
que seja um exemplo de design sustentável”
Norman Foster
O projeto do arquiteto Norman Foster para o Zayed National Museum, em construção na cidade de Abu Dhabi, foi oficialmente revelado.
Concebido como um monumento e um memorial para o falecido xeique Zayed bin Sultan Al Nahyan, (presidente-fundador dos Emirados Árabes Unidos), tem como objetivo mostrar a história, a cultura e as transformações socio-econômicas do país; aliando eficiência energética a elementos de design remetentes à hospitalidade tradicional árabe.
As salas de exposição ocuparão a base de cinco torres, todas projetadas como miniusinas de energia solar.
Capturado nos andares inferiores, o ar fresco será resfriado em tubos enterrados no solo e, em seguida, liberados para o lobby do museu.
O design das edificações, fará com que aberturas em forma de asa no topo das mesmas libere todo o ar quente para fora.
No local haverá lojas, cafés e espaços para performances, como um auditório coberto com tecidos típicos dos Emirados e saguões para leituras informais de poesia e apresentações de música e dança.
O museu já está em construção na ilha artificial de Saadiyat, maior empreendimento de uso misto do Golfo Pérsico, localizado a 500 metros da costa de Abu Dhabi, e organizado em sete distritos.
Ele será o primeiro museu a ficar pronto no Distrito Cultural, que também incluirá o Guggenheim e o Louvre de Abu Dhabi.