quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Feliz Aniversário, Oscar Niemeyer !!


“Enquanto eu puder trabalhar eu trabalho,
 porque o trabalho me distrai, não é sacrifício."
Niemeyer aos 103 anos


Oscar Niemeyer comemorou seus 103 anos de idade participando da inauguração da sede de sua fundação (Fundação Oscar Niemeyer), em Niterói (RJ), uma das obras do Caminho Niemeyer, segundo maior conjunto arquitetônico desenhado pelo arquiteto, ficando atrás somente da cidade de Brasília.

Na mesma data, é inaugurado também o Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Avilés, na Espanha, primeiro projeto do arquiteto naquele país. O projeto do Centro Cultural foi doado pelo arquiteto à Fundação Príncipe de Astúrias como uma forma de agradecimento ao prêmio recebido da instituição em 1989.

Fundação Oscar Niemeyer :



A sede da fundação foi construída em concreto aparente e tem aproximadamente 4 mil m², sendo formada por dois edifícios sobre um espelho d'água

Um dos prédios abrigará a sede administrativa da fundação, além do Centro de Pesquisa e Documentação e a Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidades.

O edifício será semienterrado, sendo que em seu pavimento inferior ficará toda a parte de conservação do acervo de Niemeyer. O pavimento térreo abrigará salas de aula para cerca de 180 alunos e um auditório para 150 pessoas.

Centro Cultural Oscar Niemeyer :



Com uma área construída de 14,3 mil m², o empreendimento é composto por um auditório com capacidade para 900 espectadores, um espaço de exposição de cerca de 4 mil m², um mirante e um edifício polivalente que abrigará cinema, salas de ensaio, de reuniões e de conferências, entre outros espaços da administração. No exterior, há uma praça central para espetáculos e atividades ao ar livre.