terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Serpente Solar - Mans Tham (Los Angeles)

     Telhado de Painéis Solares em    
Estrada de Los Angeles.

"O meu projeto não impede o impacto ambiental monumental que essas estradas têm e terão sobre a paisagem urbana, mas sim acrescenta novas funções que são coerentes às necessidades atuais"
                                                                                Mans Tham

Mans Tham, arquiteto sueco desenvolveu uma auto-estrada que associa-se perfeitamente aos aspectos climáticos da região de Los Angeles.


Com a abundância de sol, ele projetou uma cobertura totalmente sustentável aproveitando assim, a extensa infra-estrutura existente.

Serão cerca de 930 mil m² de painéis solares na estrada que liga o centro de Los Angeles até a costa.
A quantidade relevante de placas faz o design parecer com uma cobra e, por isso, foi nomeado de "Serpentes".

O telhado feito de painéis solares irá gerar energia para parte da cidade e também para o abastecimento de carros movidos a energia elétrica. Além disso, auxiliará fornecendo sombra a estrada, o que ajudará a reduzir a necessidade de ar condicionado.

O projeto também irá reutilizar a grande quantidade de CO2 produzida pela auto-estrada para a implementação de “jardins” com algas, que assim ajudaram a limpar as emissões de carbono da cidade.

Tham ainda afirma que é melhor construir o pavilhão solar em cima da estrada do que em um deserto e destruí-lo. Ele admite que o seu projeto não é a solução ideal para unir infraestrutura e energia, mas diz que é um começo.